Festa dos Reis vai movimentar Juranda nesta segunda-feira, 06 de janeiro e domingo, dia 12 de janeiro.

Nesta segunda-feira, 06 de janeiro, a chegada da Companhia de Santos Reis “Estrela Guia”, da Comunidade do Distrito de Rio Verde, recepciona devotos e os convidados com um grandioso almoço a partir das 12 horas no Salão de Festa da Igreja de Rio Verde, para marcar o fim de mais uma caminhada para manter a tradição de comemorar a Festa de Santo Reis.

Por jurandanews em janeiro 6, 2020

Nessa Segunda-feira, 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis onde muitas comunidades celebram a Festa de Reis após 12 dias de caminhada e devoção dos Santos Reis.

As companhias em uma verdadeira peregrinação indo de casa em casa anunciando o nascimento do Menino Jesus. E com isso resgata, esta importante tradição encerrando as comemorações de Natal com a chegada da Bandeira dos Três Reis Magos.

A Folia de Reis é uma das festas mais popular de caráter religioso e cultural, tradicionalmente realizada entre Natal e o dia 6 de janeiro.

Grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas, estradas e carreadores entoando cânticos que relembram a viagem dos três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas-vindas ao Menino Jesus recém-nascido, através da Epifania – “manifestação de Deus”, esta solenidade do calendário litúrgico comemora a Revelação de Jesus aos Reis Magos.

Na nossa região a Festa de Reis que no passado foi um evento religioso dos mais fortes, atualmente a tradição está restrita a algumas comunidades, na região que ainda mantém esta importante tradição religiosa com duas companhias de Santos Reis.

Patrimônio Cultural Imaterial

No município de Juranda através da administração municipal tornou as companhias de Santos Reis de Rio Verde e da Vila Rural Alegre como Patrimônio Cultural Imaterial, através das Leis Municipal LEI Nº 2.248/2018 (Sol Nascente) e da LEI Nº 2.275/2019 (Estrela Guia).

Desta forma manter a tradição da Folia de Reis está viva onde duas companhias de Reis movimentam os devotos do Distrito de Rio Verde e da Vila Rural Alto Alegre.

As Companhias comemoram a chegada com um grande almoço que reúne devotos de toda a região a partir do meio-dia.

COMPANHIA “ESTRELA GUIA” E A COMPANHIA “SOL NASCENTE”.

Companhia de Santos Reis “ESTRELA GUIA” de Rio Verde e a “SOL NASCENTE” da comunidade Vila Rural Alto Alegre de Juranda, mantem e tradição e a devoção aos Santos Reis, indo de casa em casa anunciando o nascimento do Menino Jesus.

Ambas as companhias mantem a tradição visitando os devotos de Santos Reis em Ubiratã, Campina da Lagoa, Goioerê, Mamborê, Boa Esperança, Janiópolis, Rancho Alegre do Oeste e Juranda, visitando os devotos na área urbana e principalmente na área rural, mesmo em baixo de chuva buscaram cumpri o compromisso, apesar que o tempo prejudicou e não puderam ir em muitas casas na área rural e até na área urbana.

E nesta segunda-feira, a chegada da Companhia ESTRELA GUIA de Rio Verde comemoram a chegada com um grande almoço que reúne devotos de toda a região a partir do meio-dia, desta segunda-feira, 06 de janeiro.

Já a Companhia Sol Nascente da Vila Rural Alto Alegre, irá recepcionando os convidados com um grandioso almoço ao meio-dia, no Centro de Múltiplo Uso da Vila Rural ao lago do Galpão da Vila para marcar mais uma caminhada mantendo a tradição de comemorar a Festa de Santo Reis.

O Embaixador Celso Costa de Souza “Sabonete” (sanfona), e o Contra Mestre Eduardo (Violão), da Companhia Estrela Guia, convidam a todos para participarem da chegada da bandeira, hoje (segunda-feira), dia 06, a partir das 11H:30 e em seguida será realizado a Festa de Santos Reis com um grandioso almoço, que será servido no Salão de Festa da Igreja.

Antônio Venâncio de Godoy “Toicim” (direita), presidente da bandeira o Embaixador Tiago  (esquerda) Souza, também convidam a todos para participarem da chegada na Vila Rural Alto Alegre da bandeira da Companhia Sol Nascente, no próximo, domingo, 12, a partir das 11H:30 e em seguida será realizado a Festa de Santos Reis com um delicioso almoço, que será servido no Centro de Múltiplo Uso ao lado do Galpão da Vila.

Companhia de Santos Reis "Sol Nascente", Comunidade da Vila Rural Alto Alegre de Juranda, visitou a Capela São João, Comunidade São João em Ubiratã.Confira o vídeo

Posted by Marcos Camargo on Friday, January 3, 2020

Os três Reis Magos e a revelação através da estrela

Os três Reis Magos, jamais teriam encontrado ao Menino Deus, se o mesmo não tivesse lhes revelado através da estrela. Da mesma maneira, a humanidade, que depois do pecado original vivia longe da pátria celeste, nunca teria chegado a um conhecimento de Deus, se Ele não tivesse revelado. Os olhos do corpo precisam de luz para ver as coisas da terra. Da mesma forma, e a razão, olho da alma, precisa da luz da revelação divina para ver as coisas de Deus.

Essa Revelação não é senão um corolário do imenso amor de Deus pelos homens, pois Seu amor não se limita quando, benevolamente, dá a existência para cada ser, mas ao contrário, se manifesta continuamente no decorrer dos séculos. “A história da salvação é a Revelação mais eloquente e concreta do amor do Senhor; mais ainda, constitui o diálogo mais fascinante de amor entre Deus e o homem”.

Quando Deus se manifestou? “No intuito de abrir o caminho de uma salvação superior, manifestou-se a si mesmo desde os primórdios a nossos primeiros pais”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta