Hoje, terça-feira (07) tem SUPERLUA ROSA de abril será a maior e mais brilhante deste ano

Hoje, 7 de abril, o satélite chegará ao ponto mais próximo da Terra, ficará 7% maior e 15% mais brilhante. Se você achou que a Superlua de março era impressionante, espere até ver a Superlua Rosa de abril – a maior e mais brilhante lua do ano. Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia ocorre quando a Lua se encontra próxima ao seu perigeu. Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra.

Por jurandanews em abril 7, 2020

Em 7 de abril, a lua super rosa de 2020 atingirá o pico e ficará visível em todo o mundo, mas o que significa a lua super rosa?

A lua recebe esse nome por dois motivos especiais: atinge um tamanho grande e a estação em que aparece.

Hoje, 7 de abril, o satélite chegará ao ponto mais próximo da Terra, ficará 7% maior e 15% mais brilhante. 

Se você achou que a Superlua de março era impressionante, espere até ver a Superlua Rosa de abril – a maior e mais brilhante lua do ano.

Por que se chama Lua Rosa?

Infelizmente, o nome da lua não tem nada a ver com sua cor real. A denominação do fenômeno foi dada em razão das flores silvestres chamadas “Creeping Phlox”, que florescem no início da primavera do hemisfério norte. A lua cheia de abril corresponde ao período de floração da espécie e, por isso, ganhou o apelido rosa.

Ela também é conhecida como “Lua Pascal” porque no calendário eclesiástico coincide com o início das celebrações da Páscoa.

Em vez disso, um brilho laranja-dourado vai ser emitido pela Lua no seu ponto mais baixo, e ficará mais brilhante com o avançar da noite.

O que a torna uma superlua?

A superlua ocorre devido ao astro estar em seu ponto mais próximo à Terra em época de lua cheia, por isso será possível visualizá-lo maior e mais brilhante que o comum.

Quando você pode ver a Lua Super Rosa?

A Superlua Rosa surgirá hoje, terça-feira, 7 de abril. ficará visível após o pôr do sol (18:20) e atingirá o pico de iluminação por volta das 22h35.

Na América do Norte, a lua pode ser vista nos dias 7 e 8 de abril, a partir das 22:30, horário central, quando será mais brilhante.

Essa não será a última superlua do ano, mas será a maior de todas, sendo assim um evento astronômico imperdível. É algo que devemos aproveitar enquanto estamos em nossas casas.

Artigos Relacionados