TCU aponta que 620 mil pessoas receberam auxílio emergencial sem ter direito

Reportagem especial do Fantástico mostra fraudes e irregularidades em pagamentos. Parte do conteúdo tinha sofrido censura prévia, mas agora foi liberado pela Justiça.

Por jurandanews em junho 29, 2020

Dados obtidos com exclusividade do primeiro relatório do Tribunal de Contas da União sobre o pagamento do auxílio emergencial da pandemia revela: 620 mil pessoas receberam a ajuda financeira do governo sem ter direito.

O relatório do TCU também traz um alerta: se esses pagamentos indevidos não forem interrompidos, eles podem gerar um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

A reportagem especial do Fantástico, de Giovani Grizotti, da RBS TV, e de Mahomed Saigg, mostra algumas dessas fraudes e irregularidades no pagamento. Parte desse conteúdo tinha sofrido censura prévia, e sua exibição estava suspensa. Mas na noite desta sexta-feira (26), a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, ganhou na Justiça o direito de exibir a reportagem na íntegra.

No dia 15 de junho, a comerciante gaúcha Ana Paula Brocco entrou na Justiça para impedir a divulgação de que ela tinha recebido auxílio, supostamente, mesmo sem ter esse direito. No mesmo dia, o juiz Daniel da Silva Luz, da comarca de Espumoso, concedeu uma liminar a favor dela. A reportagem mostra o caso de Ana Paula e outros brasileiros na mesma situação.

CONFIRA A REPORTAGEM

Fonte: G1

Artigos Relacionados