Foi realizado na última, sexta-feira, 25 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Juranda a Cerimônia de Diplomação dos Vereadores Mirins Eleitos e que participam do Projeto Parlamento Jovem/Vereador Mirim, desenvolvido pelo Colégio Estadual João Maffei Rosa, em parceria com o TRE/PR e Núcleo Regional de Educação NRE/Goioerê.
A Cerimônia de Diplomação foi conduzida pelo TRE/PR que é um dos idealizadores e responsável pelo projeto.
A Eleição ocorreu dia, 10 de agosto, nas dependências do Colégio João Maffei Rosa, e o Processo de Votação foi através de uma Urna Eletrônica, disponibilizada pelo TER/PR, através do Fórum Eleitoral de Ubiratã.
Votar alunos matriculados no Maffei, que utilizaram de títulos fictícios, foram expedidos pelo TRE/PR. Concorreram ao cargo de Vereador (a) Mirim 23 alunos, sendo 12 alunas e 11 alunos, que teve o seguinte resultado:
OS ELEITOS: 1º – Maria Clara Santiago – 53 votos, 2º – Heloa F. Leônidas Santos – 49 votos, 3º – Guilherme Scarabel Batasim – 44 votos, 4º – João Pedro Onorato De Lima – 21 votos, 5º – Cleiton Rodrigues Dos Santos – 20 votos, 6º – Felipe Medeiros – 19 votos, 7º – Nicolly Vitória Fonseca Caris – 14 votos, 8º – Laura Volpato Durand – 13 votos, 9º – Danilo José De Aquino – 13 votos.
SUPLENTES: 1º – Vitor Augusto Hlatchuk, 2º – Amanda da Silva Gonçalves, 3º – Kessya Carmo dos Santos, 4º – Esdras Gabriel Gomes Moreira.
O projeto visa estimular os alunos/vereadores mirins e a comunidade escolar a buscar mais informações, aprender na prática, sobre como funciona o dia-dia de um vereador e suas atribuições/funções.
Foi exposto pelas autoridades presentes a importância do estímulo à cidadania para formação dos jovens e adolescentes.
Todo investimento em conhecimento e cidadania, dedicado aos jovens e crianças em nosso município é uma semente plantada que certamente dará frutos, para o futuro da sociedade e terá seu reflexo na política e demais áreas de nossa sociedade jurandense.
O Parlamento Jovem no Paraná é um projeto destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que pretende trazer para dentro das escolas do estado o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo. A intenção é oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, de debater problemas da comunidade e de deliberar sobre possíveis soluções para esses problemas, oportunizando aos alunos da rede de ensino o desenvolvimento da sua formação política.
O projeto foi desenvolvido pelo Colégio Estadual João Maffei Rosa, em parceria com o TCE/PR e Núcleo Regional de Educação NRE de Goioerê e contou com o apoio da Câmara de Vereadores.
Estiveram presente várias autoridades, entre elas: A Prefeita Leila Miotto Amadei, o Presidente da Câmara Diogo Senko Verli, a Vereadora Mara Cristina Carnielli, o Vereador Elias do Nascimento Dias, o Diretor do Colégio João Maffei Rosa – Agnaldo G. Guirão e Fábia Z. Coginotti Pansera – Diretora Auxiliar, Osmaria da Rocha Brandão – Assistente de Chefia, Técnica Pedagógica da Pasta Parlamento Jovem – Andrieli Juremeira dos Santos, e Alessandro Martins Sandrini – Chefe do Cartório Eleitoral de Ubiratã, além de familiares dos alunos eleitos e dos suplentes.
A Câmara de Vereadores de Juranda é parceira e entusiasta deste excelente projeto.