22.7 C
Juranda
quinta-feira - 18 julho - 2024
HomeDestaquesBrasil pode atingir calor nunca registrado nos próximos dias

Brasil pode atingir calor nunca registrado nos próximos dias

Novo período de calor extraordinário pode vir com máximas jamais vistas no país.

O Brasil pode registrar calor sem precedentes entre sexta-feira, 20 de outubro, e o início da próxima semana, com possibilidade de novos recordes especialmente na região Centro-Oeste.

O que pode acontecer

  • Segundo as previsões, a temperatura máximas no estado do Mato Grosso deve ficar de 2ºC a 3ºC mais altas que nesta quinta (19), quando o estado já superou a marca dos 43ºC.
  • Estações meteorológicas do estado podem registrar até 46ºC, o que nunca foi observado pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Brasil.
  • Cuiabá, capital do Mato Grosso, deve registrar as maiores temperaturas. Máximas ainda maiores podem ocorrer em cidades sem equipamentos de medição de temperatura.
  • A situação será histórica e pode continuar afetando a região por conta da formação de um bolsão de ar quente (ou bolha de calor).
  • O alerta foi divulgado nesta quinta-feira (19) pelo MetSul Meteorologia.

Onde também fará calor?

O calor também afetará a Bolívia, Paraguai e norte da Argentina e estados de outras regiões, como norte de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia e sul do Amazonas e do estado do Pará.

Todos também terão máximas de 40ºC ou mais nos próximos dias. A situação esperada é tão extrema que pode superar o recorde atual de temperatura máxima do Brasil.

Qual é o recorde de calor registrado no Brasil?

A temperatura mais alta já registrada no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.

O que é uma bolha de calor?

Uma bolha ou cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias seguidos, “prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela”, segundo o MetSul.

Como se proteger de uma onda de calor extremo?

As recomendações dos especialistas em saúde incluem beber muito líquido, usar roupas leves, se proteger com chapéu, óculos de sol, usar protetor solar e evitar esforço físico nas horas mais quentes do dia.

Via: Olhar digital

OUTRAS NOTÍCIAS