17 C
Juranda
quinta-feira - 20 junho - 2024
HomeCulturaCOMPANHIA DE REIS “ESTRELA GUIA” E “SOL NASCENTE” REALIZAM NESTE FINAL DE...

COMPANHIA DE REIS “ESTRELA GUIA” E “SOL NASCENTE” REALIZAM NESTE FINAL DE SEMANA FESTA DE SANTOS REIS EM JURANDA

A Companhia de Reis “ESTRELA GUIA” do Distrito de Rio Verde de Juranda no dia 06 (sábado) e a Companhia de Reis “SOL NASCENTE” da comunidade Vila Rural Alto Alegre no dia 07 (domingo) de janeiro, realizam, a tradicional Festa de Santos Reis após 12 dias de caminhada e devoção aos Santos Reis, indo de casa em casa anunciando o nascimento do Menino Jesus.

Após terem visitados os devotos de Reis no município de Ubiratã, Campina da Lagoa, Goioerê, Mamborê, Rancho Alegre do Oeste e Juranda, visitas estás a devotos na área rural e urbana.

As comunidades se unem para manter viva essa tradição cultural e religiosa, proporcionando momentos de confraternização e devoção.

No sábado, dia 6, a Companhia de Santos Reis “Estrela Guia”, do Distrito de Rio Verde, que tem como presidente da bandeira Celso Folietti Carnieli, realiza a grande festa da chegada dos Reis no salão de festa da Capela São José, a partir das 11 horas e o Santo Terço. Às 12 horas está programado o almoço.

Já no domingo, dia 7, é a vez da Companhia dos Santos Reis “Sol Nascente”, da comunidade da Vila Rural Alto Alegre, liderada por Antonio Venâncio de Godoi (Toicin), realizar sua festividade no Centro Comunitário da Vila Rural. A chegada está marcada para às 11 horas e às 12 horas um grande almoço.

Os organizadores das duas festas destacam que devotos que estarão participando dos almoços devem de levar pratos e talheres e se possível copo.

Tradição

Dessa forma não deixando de resgatar a tradição popular encerrando as comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos. Como é de costume nessas comunidades todos os anos as famílias se reúnem para cumprir o ritual tradicional da chegada da Bandeira dos Três Reis Santos, encerrando a tradição das visitas domiciliares e promovendo uma grande festa popular, com reza, cantoria e um almoço aberto para toda a comunidade.

As festividades prometem atrair moradores e visitantes para celebrar juntos a chegada dos Reis Magos no Distrito de Rio Verde e na Vila Rural Alto Alegre.

Destacamos que a Companhia de Santos Reis “Sol Nascente” e a “Estrela Guia” são tombadas como Patrimônio Imaterial do Município de Juranda, através das Leis Municipal Nº 2.248/2018 e Nº 2.275/2019.

Já em Minas Gerais, um dos estados com a maior tradição de Festa de Folia de Reis, o Conselho Estadual de Patrimônio declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais em 2017, onde existia grupos em 285 municípios naquele ano.

Folia de Reis

A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

História da Folia de reis

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:

  • Ouro: representava a realeza
  • Incenso: representava a divindade ou a fé
  • Mirra: representava a imortalidade

Dia de reis

O Dia de reis é celebrado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus.

Esse dia assinala também a data na qual as árvores, os presépios, os adornos e as decorações natalinas são retirados pelas famílias que decoram suas casas para as festas de fim de ano.

É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos.

Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.

Características da Folia de reis

Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Além disso, durante a Folia de Reis é possível assistir aos desfiles dos grupos dedicados ao festejo pelas ruas.

Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.).

Todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Muitos dos grupos de Reisado fazem apresentações teatrais recitando versos. Após o desfile, uma missa temática costuma ser celebrada.

Vale ressaltar que, em alguns locais, os grupos de Folia de reis são chamados de “Ternos de reis”.

Durante o dia, diversas barracas com comidas, bebidas, jogos e lembranças enchem as cidades que festejam essa tradição.

As comemorações são realizadas de acordo com as tradições e particularidades de cada região do país. Ou seja, comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam consoante o local onde ocorre o festejo.

Curiosidades sobre a Folia de reis

Na Espanha, a “Festa de reis” possui grande importância religiosa, sendo mais festejada que o Natal. Os presentes, inclusive, são trocados nesse dia.

Na Itália, a Folia de reis é conhecida como “Befana” e, segundo a tradição, os presentes são oferecidos às crianças por uma bruxa boa.

Músicas e versos de Folia de reis

Os versos (geralmente repentes) e as músicas da festa da Folia de reis possuem significado religioso.

Conheça algumas músicas folclóricas cantadas na apresentação da Folia de reis:

Música I

Porta aberta, luz acesa
Sinal de muita alegria
Entra eu, entra meu terno
Entra toda a companhia

Graças a Deus já vimos
Sua casa iluminar
Já que nos abriram a porta
Falta nos fazer passar

Este é o primeiro verso
Que nesta casa eu canto
Em nome de Deus começo
Padre, Filho Espírito Santo

Estes três Reis por serem santos
Que saíram a caminhar
Procurando Jesus Cristo
Nesta casa vieram achar

Música II

Agora mesmo chegamos
Na beira do seu terreiro
Para tocar e cantar
Licença peço primeiro

Meu senhor, dono da casa
Acordai, se estais dormindo
Venha ver a estrela d’alva
Que bonita está saindo

Meu senhor, dono da casa
Se escutar me ouvireis
Que dos lados do Oriente
São chegados os três Reis

Vimos lhe cantar os Reis
E também lhe visitar
Ó de casa, casa santa
Onde Deus veio habitar

Música III

Senhor e dono da casa, vai chegando a folia
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria ai ai ai!

Senhor e dono da casa, se não for muito custoso
Vem abrir a sua porta que nós viemos de pouso
Vem abrir a sua porta que nós viemos de pouso ai ai ai!

Nosso corpo quer descanso nós precisamos dum canto
Nossa arma quem vigia é o divino espírito santo
Nossa arma quem vigia é o divino espírito santo ai ai ai!

Senhor e dono da casa, a folia vai saindo
Fica com Deus nosso pai e a proteção do divino
Fica com Deus nosso pai e a proteção do divino ai ai ai!

OUTRAS NOTÍCIAS