22.7 C
Juranda
quinta-feira - 18 julho - 2024
HomeCâmaraELEIÇÕES DO PROJETO PARLAMENTO JOVEM “VEREADOR MIRIM” DO MAFFEI, ACONTECEM NESTA 5ª-FEIRA,...

ELEIÇÕES DO PROJETO PARLAMENTO JOVEM “VEREADOR MIRIM” DO MAFFEI, ACONTECEM NESTA 5ª-FEIRA, 10 DE AGOSTO

A eleição acontece nas dependências do Maffei e o processo de votação será através de uma urna eletrônica, disponibilizada pelo TRE/PR, através do Fórum Eleitoral de Ubiratã. Período da Manhã: Das 07h40 às 12h:00, da Tarde: 13 às 17 horas e a da Noite: 19 às 20h30. Poderão votar alunos matriculados no Maffei, que utilizarão de títulos fictícios expedidos pelo TRE/PR. Estarão concorrendo ao cargo de Vereador (a) Mirim 23 alunos, sendo 12 alunas e 11 alunos.

O projeto é desenvolvido pelo Colégio Estadual João Maffei Rosa, em parceria com o TCE/PR e Núcleo Regional de Educação NRE de Goioerê e conta com o apoio da Câmara de Vereadores.

O Parlamento Jovem no Paraná é um projeto destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que pretende trazer para dentro das escolas do estado o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo. A intenção é oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, de debater problemas da comunidade e de deliberar sobre possíveis soluções para esses problemas, oportunizando aos alunos da rede de ensino o desenvolvimento da sua formação política.

No dia 19 de junho, os Alunos/Candidatos à Vereadores Mirins estiveram visitando a câmara de Juranda onde foram recepcionados pelo Presidente da Casa Vereador Diogo Senko Verli, que deu as boas-vindas e parabenizou a todos pelo interesse ao cargo. Além do presidente os demais vereadores parabenizaram a todos. A ocasião os mesmos ficaram sabendo como são os tramites e trabalhos da câmara. Em seguida os alunos acompanharam a sessão ordinária da casa.

Para a diretora Auxiliar do Maffei Fábia, foi grande a alegria e entusiasmo quando receberam a notícia que o Colégio foi escolhido para ser desenvolvido o projeto: “Recebemos do Núcleo Regional de Goioerê, com muito entusiasmo, a oportunidade de desenvolver com os alunos o Projeto Parlamento Jovem (Vereador Mirim). Consideramos uma ótima oportunidade, para que os alunos vivenciem uma eleição, desde o lançamento da candidatura, até o desenvolvimento de projetos pelos vereadores mirins eleitos. Esse programa pode ajudar na formação dos estudantes em cidadãos capazes de perceberem a sua função na sociedade”, destaca Fábia Zamprônio Coginotti Pansera – Diretora Auxiliar do Maffei.

O presidente da câmara de Juranda Diogo destaca a importância do projeto para formação dos alunos/candidatos para o futuro do município, “Este projeto, ‘Parlamento Jovem/Vereador Mirim’, projeto este muito importante, desenvolvido hoje pelo Colégio Estadual João Maffei Rosa. Onde a busca dos alunos/candidatos a mais informações, e sobre como funciona o dia-dia de um vereador e suas atribuições e funções, é de suma importância para a sua formação. Este investimento em conhecimento e cidadania, dedicado aos jovens e crianças em nosso município é uma semente plantada que certamente nascerá. E dará frutos bons para o futuro da sociedade e terá seu reflexo na política e demais áreas de nossa sociedade jurandense. A câmara de vereadores de Juranda/PR é parceira e entusiasta deste excelente projeto que brevemente esperamos estar presente em todas as escolas de nosso município”, destaca o Presidente da Câmara – Gestão/Biênio 2023/2024, Diogo Senko Verli.

DIA E HORÁRIO DA ELEIÇÃO

A eleição acontece nesta quinta-feira, 10 de agosto, nas dependências do Maffei e o processo de votação será através de uma urna eletrônica, disponibilizada pelo TRE/PR, através do Fórum Eleitoral de Ubiratã. Período da Manhã: Das 07h40 às 12h:00, da Tarde: 13 às 17 horas e a da Noite: 19 às 20h30.

Poderão votar alunos matriculados no Maffei, que utilizarão de títulos fictícios expedidos pelo TRE/PR. Estarão concorrendo ao cargo de Vereador (a) Mirim 23 alunos, sendo 12 alunas e 11 alunos.

A Câmara de Vereadores de Juranda é parceira e está apoiando o projeto dentro de suas atribuições e vem auxiliando o Colégio Estadual João Maffei Rosa, neste importantíssimo projeto.

Fonte: Câmara de Juranda e Colégio Est. João Maffei Rosa

OUTRAS NOTÍCIAS