17 C
Juranda
quinta-feira - 20 junho - 2024
HomeCulturaMunicípio de Juranda promove 1º Concurso de Poesia do Ensino Fundamental I

Município de Juranda promove 1º Concurso de Poesia do Ensino Fundamental I

A secretária de Turismo e Cultura de Juranda, Deviani Pereira de Paz, explicou que o concurso foi definido em conjunto com outros municípios de abrangência da Comcam. Assim, a poesia vencedora de cada localidade formará um livro com as poesias vencedoras dos alunos do Ensino Fundamental de toda a região.

O município de Juranda está promovendo o 1º Concurso de Poesia com estudantes do Ensino Fundamental I. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Educação, com o apoio da prefeitura. O objetivo é incentivar a leitura de poesias por alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e privadas do município. A cerimônia de premiação do 1º ao 5º lugar será nesta sexta-feira (20), às 9 horas, no Centro Cultural da cidade. A poesia vencedora fará parte de um livro dos municípios da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão).

Os organizadores do concurso entendem que, por meio da poesia, é possível promover o desenvolvimento da imaginação, expressão, ludicidade e prática reflexiva de novas percepções. Consideram, ainda, que esse gênero textual auxilia na imaginação, sensibilidade e cognição, para aperfeiçoar as práticas de leitura.

A secretária de Turismo e Cultura de Juranda, Deviani Pereira de Paz, explicou que o concurso foi definido em conjunto com outros municípios de abrangência da Comcam. Assim, a poesia vencedora de cada localidade formará um livro com as poesias vencedoras dos alunos do Ensino Fundamental de toda a região.

O tema em Juranda foi livre e contou com a participação da maioria dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e privadas do município. A secretária informou que o concurso serve como uma forma de incentivar a leitura, especificamente de poesias, assim como a escrita. “A gente decidiu trabalhar com os 5ºs anos porque auxilia muito na educação da criança”, diz Deviani, complementando que, em próximas edições, também pretendem envolver outros anos do Ensino Fundamental, assim como toda a comunidade.

A intenção das secretarias e da prefeitura é, já no próximo ano, abranger um público maior de participantes no concurso, sendo destinado para toda a população de Juranda. “E a gente quer lançar um livro de poesias aqui do município mesmo”, revelou Deviani.

Na cerimônia, antes de saberem o vencedor, os autores das cinco poesias com melhor colocação farão apresentações, recitando-as. Além disso, todos os alunos participantes do concurso receberão uma medalha de honra ao mérito. “Pela idade, foi muito avançada a escrita deles e o ritmo da poesia”, destacou a secretária.

Ela ressalta que essa é uma oportunidade de contribuir não apenas com as crianças que estão participando do concurso, mas também com toda a população local e regional. “É muito satisfatório, não somente para o município de Juranda, mas para os municípios da Comcam, envolver a população na identificação cultural de cada município que a gente tem aqui”, explica, dizendo que toda a população está convidada a participar da cerimônia de premiação.

Jurados
Foram convidados sete jurados para participar da seleção das melhores poesias. Eles são figuras importantes no campo da Letras e da Literatura. Os jurados selecionados foram: Gilmar Cardoso (advogado, escritor e poeta); Arléto Rocha (geógrafo, historiador, escritor e poeta); Fernando da Silva (delgado, bibliotecário, corretor de imóveis e poeta); Aparecida Matos Durant (professora e diretora de cultura); Ester Abreu Piacentini (empresária no ramo de seguros, acadêmica na Academia Mourãoense de Letras, fundadora da cadeira 29 e membro do Centro de Letras do Paraná); Raul Junior Deringer (coordenador administrativo); Jair Elias (historiador e presidente da Academia Mourãoense de Letras).

Texto: Érica Kalinovski – Tribuna do Interior – Via: Tribuna do Interior

OUTRAS NOTÍCIAS